Games no Fedora

Muito se fala em “melhor Linux para jogos” este artigo serve para mostrar um pouco de como é a experiência em jogos da Steam, seu suporte e desempenho no Fedora.

A Valve recomendava Ubuntu

obs: antiga imagem no site da Steam.

valve recomendadndo ubuntu

Esta imagem do site da Valve mostra que recomendavam Ubuntu para aqueles que ainda não usam ou conhecem o Linux, ou seja, caso você já use sua distribuição, pode continuar com ela ou pelo menos, não precisa necessariamente mudar de sistema por conta desta recomendação. Digamos que é o “cartão de visita” da Valve para o Linux no desktop, de forma simplificada.

Porque Ubuntu?

Creio que, por conta de sua popularidade, atenção com novos usuários, ser uma distribuição mais comercial etc…

Atualmente a Valve migrou seu SteamOS (anteriormente Debian) para base Arch Linux. E gasta recursos para a Steam rodar em sandbox e Flatpak (mesmo o cliente ainda não sendo oficial).

Parece que ele recomenda Ubuntu para todos, menos para ela mesmo! rs

Suporte cliente Steam para o Fedora

Como vimos, a Valve “recomenda” Ubuntu, não dá “exclusividade” ao sistema. Em sua página developer.valvesoftware.com que é uma comunidade de desenvolvedores da Valve e desenvolvedores de games no geral, podemos ver sua documentação/wiki demonstrando a instalação do Steam em várias distribuições, cada uma em seu respectivo repositório. No Ubuntu indicam o repositório da própria Valve, no Fedora o RPMFusion (como instalar suporte a RPMFusion) e Negativo17, também uma opção “não empacotada” para mantenedores distribuírem direcionando a qualquer sistema “Linux based”.

Existe um cliente Steam via Flatpak no Flathub (que uso pessoalmente) não documentada na wiki da Valve.

Também podemos verificar em seu github steam-for-linux os requerimentos de software, na qual pede “ultima LTS do Ubuntu, porém ao pesquisar “issues” podemos ver dev’s ajudando resolver problemas em várias distribuições Linux, não apenas Ubuntu 12.04 LTS.

suporte steam github

Mattew Miller (lider do Fedora) e outros desenvolvedores e empregados da RedHat mantém contato com a Valve, corrigindo e aprimorando a compatibilidade com a Steam+wayland+RedHat/Fedora.

Cliente Steam para Fedora não é problema, mas e o suporte das desenvolvedoras de jogos?

Pessoalmente tive a experiência de contatar via suporte a Feral Interactive para corrigir um possível problema de conexão em um game, estava esperando uma resposta do tipo:

“não damos suporte ao sistema Fedora, procure usar Ubuntu recomendado pela Valve etc…”

mas a resposta foi:

“damos suporte oficial apenas ao SteamOS, porém se puder nos mandar relatórios mais detalhados do bug podemos ajudar a resolver…”

Então pensei “WTF”. E assim prossegui o suporte mandando relatórios e sendo atendido com muita atenção, até constatar que o problema era minha operadora (DNS).

O Fedora mantém em seus repositórios o Lutris, Wine, libs Vulkan, gamemode… e drivers Nvidia legacy / recentes via RPMFusion, ou seja, o kit completo para o “típico Linux Gamer”.

Captura de tela_2018-09-23_15-30-06
Ubuntu 17.10 WTF?
feral não da suporte a este sistema

Estas imagens são tipo de coisas que você vai ver na Steam em jogos da Feral Interactive, recomendando Ubuntu não LTS e lançador dos jogos te avisando que a distribuição Linux não atende os requisitos e provavelmente terá problemas de estabilidade e desempenho! (basta clicar em “não mostrar esta mensagem novamente”).

Este é meu canal de Benchmark’s de jogos no Linux (usando Fedora). Também tenho mais de 500 horas jogadas de Rocket League no Fedora, assim como muitas horas em outros games portados/ou não pela Feral Interactive.

Também o canal Lan House Linux (Greyson do AcreLinux ) que é mais um gamer de longa data usando Fedora para sua jogatina!

Sobre jogos via Wine, o Junior do canal Tuxter Games é especialista nisso e usa Fedora!

O Fedora Workstation desde a versão 24/25 usa Wayland por padrão, os drivers de video open source rodam com Wayland (Intel e AMD geralmente) veja alguns testes de games com uma placa AMD RX 580 8gb, rodando games no GNOME Wayland default do Fedora 30:

obs: Uma dica que dou é: use um sistema de arquivos nativo no Linux!
Algumas pessoas tentam reutilizar suas partições/HD externos com NTFS e seus jogos, para rodar no Linux. A Valve recomenda “EXT4” pode-se usar outros, mas não existe muito debug de jogos usando outros sistemas de arquivos. O que se sabe é que as vezes o NTFS-3G(driver de compatibilidade com NTFS no Linux) falha, as vezes se consegue rodar games tranquilamente mas é na sorte.

Concluindo

No final das contas o importante é ter drivers atualizados e seu cliente Steam ou qualquer outro lançador de games devidamente instalado. Sendo assim, é totalmente possível usar Fedora praticamente qualquer distro para jogar, ainda mais agora com a versão Flatpak disponível no Flathub para praticamente todas distribuições.

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑