Atualizações e Tempo de Suporte no Fedora

O Fedora é conhecido por ter ciclos de lançamentos rápidos e velocidade nos updates em geral. Isso causa muitas dúvidas em usuários do tipo:

“De quanto em quanto tempo preciso formatar?”

A resposta pode ser “nunca” ou quando você quiser/precisar. Pode ser atualizado de uma versão para outra sem necessidade de um “fresh install” ou formatar. Mas se quiser fazer um downgrade de versão, é recomendável nova instalação a não ser que esteja usando uma versão OSTree based, ao invés do DNF.

“Fedora é Rolling Release?”

Não, possui lançamentos a cada 6 meses, tendo duração de suporte de aproximadamente 13 meses para cada versão.

ex:

  • O Fedora 27 será mantido até 1 mês após o lançamento do Fedora 29.
  • O Fedora 28 será mantido até 1 mês após o lançamento do Fedora 30.

“O Fedora quebra ao atualizar de versão?”

Isso pode depender mais do usuário, pessoalmente tenho o Fedora instalado em meu notebook e desktop desde a versão 24 (fui até o 30, depois mudei para o Silverblue) e percebo que o DNF (gerenciador de pacotes) é extremamente competente nestas tarefas críticas. Antes de aplicar o update te avisa se algum pacote conflita ou está quebrado e não te deixa prosseguir sem resolver. Algumas situações onde isto pode ocorrer são:

*copr sem suporte adequado;

*pacote instalado via comando rpm -i de forma inadequada;

*pacote instalado de forma “forçada” via dnf.

E no caso deste vídeo:

Mostro um pacote 32bit conflitando no update e tendo que removê-lo junto com pacotes que o tinham como dependência, no caso a steam.

Agora se usa o Fedora Silverblue ou outra OSTree based, a resposta é simplesmente NÃO!

“O Fedora mantém os pacotes sempre na ultima versão?”

Nem sempre é a ultima versão, exemplo o gnome-shell (versão workstation) que é mantido uma versão especifica para cada versão do Fedora, ex:

Fedora 28 = GNOME 3.28

Fedora 29 = GNOME 3.30

Nem sempre que um aplicativo é anunciado com nova versão pelo desenvolvedor é automaticamente lançado no Fedora atual, ele passa por testes antes de ser liberado, dependendo do pacote pode levar dias ou meses. Claro que isto falando apenas da versão “stable” do Fedora, pois versões Rawhide (versão de testes rolling release) sempre estão com ultima versão dos pacotes (algumas vezes em versões de dev) o mais rápido possível.

“O Fedora usa pacotes recentes, então é instável?”

Um usuário de Debian te responderia, sim!

Um usuário de ArchLinux te responderia, não!

Estabilidade pode ser relativo dependendo da situação, falando de desktop, creio que ele faz um balanço entre estabilidade/novidade. O Fedora não é realmente um “bleeding edge” está mais para “leading edge”. Pode ser que traga pacotes não totalmente “maduros” como exemplo do que foi o caso do Wayland (lançado na versão 24~) porém não quer dizer que inutilizará o sistema, ele nunca vai te deixar na mão, neste caso você podia (e ainda pode) escolher no login usar Xorg. Inclusive esse equilíbrio é uma das qualidade que mais gosto no Fedora.

“Preciso atualizar todos os dias?”

Um desenvolvedor ou engenheiro de segurança de software te recomendaria atualizar 3 vezes por dia se pudesse!

Como Fedora tem atualizações quase todos os dias, ideal é atualizar sempre que tiver (por padrão a versão Workstation é selecionado atualização automática via GNOME software). Porém você não precisa ficar neurótico por updates. Pessoalmente em meu desktop faço 1 vez por semana, as vezes mais e o notebook 1 vez por mês, creio que mais tempo que isso pode ser uma prática não muito boa para segurança.

Sobre velocidade na conexão de internet, creio que 5mb de download seja o suficiente para não passar trabalho em cada update.

Acha que existe mais dúvidas comuns sobre o Fedora? me mande para fastos2016@gmail.com

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑